NIMAD - Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento

Atividades


Projetos de Pesquisa do NIMAD:

Em seus projetos de pesquisa, o NIMAD adota a premissa do desenvolvimento sustentável e aplica metodologia interdisciplinar, para realizar o intercâmbio das diversas áreas de conhecimento.

Projeto NIMAD-Ação Litoral 2: Atualmente o NIMAD está em vias de implementação do projeto NIMAD – Ação Litoral. Demandado pelo Governo do Estado, este projeto pretende implantar um conjunto de ações envolvendo ensino, pesquisa e extensão, buscando subsidiar a prática do desenvolvimento sustentável no litoral do Paraná. As propostas de trabalho incluem sub-projetos relacionados à Educação Ambiental, avaliação de riscos ambientais e capacitação dos Sistemas Municipais de Defesa Civil, geração de alternativas de renda a partir de recursos vegetais, dentre outros.


– Projeto Prudentópolis: A partir do interesse da prefeitura municipal de Prudentópolis em desenvolver o turismo na região, o NIMAD propôs um projeto visando obter um conjunto de recomendações para desenvolver um Programa Piloto de Turismo em Áreas Naturais, no referido município. Além de identificar as potencialidades locais para o turismo, o projeto pretende desenvolver programas de treinamento em educação ambiental e envolver a comunidade na discussão das propostas de atividades de turismo.


– Projeto NIMAD-Vale do Ribeira: Está sendo também articulado o Projeto ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO VALE DO RIBEIRA, PARANÁ, BRASIL. Neste projeto, pretende-se estudar sete municípios da porção paranaense do Vale do Ribeira, os quais apresentam uma problemática ambiental, social e econômica que contribui para que a região seja considerada uma das mais pobres do Paraná. O projeto conta atualmente com um Comitê Gestor, responsável por sua idealização e negociação de fontes de financiamento. Em uma fase posterior, estará aberto a novas propostas de pesquisadores que tenham interesse em trabalhar de forma interdisciplinar.


– CYTED – *”Sustentabilidade da Produção Florestal (estudos de caso)”*, Proposta elaborada para participação no programa CYTED – Programa Iberoamericano para Ciência e Tecnologia para el Desarrollo, 2010, onde estão participando 7 paises: Brasil, Uruguay, Argentina, Paraguai, Chile, Cuba e Espanha.
CYTED 2010


– PETROBRÁS AMBIENTAL 2010 -* “RMC Sustentável”* , proposta elaborada para concorrer ao Programa Petrobrás Ambiental 2010, através da FUNPAR, onde estão previstas ações de educação ambiental nos municipios da Região Metropolitana de Curitiba.
Petrobrás Ambriental 2010


– Projeto NIMAD-LITORAL: O NIMAD desenvolveu, na região litorânea do Estado do Paraná, o projeto Interações entre os processos produtivos, meio ambiente e qualidade de vida na Região da Baía de Paranaguá – Geração e aplicação de propostas de desenvolvimento sustentável.
O projeto envolveu cerca de 100 pesquisadores, incluindo alunos de programas de pós-graduação da UFPR e pesquisadores da University of Florida (Gainesville, Florida, USA). A partir do conhecimento das características regionais, o projeto objetivou a geração de propostas que viabilizassem a prática do desenvolvimento sustentável, garantindo a melhoria da qualidade de vida da geração atual e das futuras. Também apresentou mecanismos de participação dos diferentes setores envolvidos, comunidade e instituições, em todas as suas fases de elaboração, execução e controle. Constitui-se, portanto, de um laboratório para aplicação e aperfeiçoamento de metodologia interdisciplinar.
Com base nestes estudos, foram geradas 111 propostas e recomendações gerais de ação, organizadas em temas-chave e divulgadas sob a forma de documento técnico e de folhetos tipo folders, de fácil acesso e compreensão para os diversos interessados da sociedade. As discussões e propostas geradas pelo projeto contribuíram para a elaboração do plano Diretor de Guaratuba e Matinhos e deram subsídios à desocupação da faixa costeira da Baía de Matinhos, instituída pela prefeitura municipal. As publicações geradas pelo projeto NIMAD-LITORAL estão disponíveis na sede do NIMAD e livraria UFPR.


– Projeto PDDI/Guaratuba-Matinhos: Neste projeto foi adotada uma metodologia participativa desenvolvida pelo NIMAD para realizar uma consulta à comunidade, visando subsidiar a elaboração dos termos de referência dos Planos Diretores de Desenvolvimento Integrado dos municípios de Guaratuba e Matinhos.
Além de continuamente colaborar na elaboração dos Planos Diretores destes municípios, os estudos desenvolvidos no projeto permitiram que a Prefeitura instituísse a correta ocupação da faixa costeira de Matinhos, prevenindo, deste modo, a destruição de casas por movimentos de marés.


– Elaboração e execução do “Plano de Logística Sustentável da UFPR”.


– 7° Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades. site


– Projeto NIMAD-Vale do Ribeira:
 Elaboração do “Plano de Arborização para o Município de Doutor Ulysses/PR”
 Projeto piloto “Cadastro Ambiental em Doutor Ulysses/PR.”

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter
Universidade Federal do Paraná
Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento - NIMAD
Centro de Apoio Científico em Desastres - CENACID
Rua Cel. Francisco H. dos Santos, 210 - Jardim das Américas
Ed. João José Bigarella, 1º andar
Telefone: (41) 3361-3677
CEP: 81530-000 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter

Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento - NIMAD
Rua Cel. Francisco H. dos Santos, 210 - Jardim das Américas
Ed. João José Bigarella, 1º andar
Telefone: (41) 3361-3677
CEP: 81530-000 - Curitiba (PR), Brasil


Imagem logomarca da UFPR


©2017 - Universidade Federal do Paraná - NIMAD

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR